Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

Mutatis, mutandis

(Mutatis, mutandis é uma expressão idiomática latina que se pode traduzir, livremente, por "mudam-se os tempos,mudam-se as vontades").

Apesar de haver quem acredite que o ser humano nunca muda, eu acredito que é possível mudar sim. É verdade que é complicado mudarmos a nossa essência, mas, com o passar do tempo, e com o acumular de experiências,  evoluímos, e, consequentemente, vamos limando alguns aspectos da nossa personalidade e alterando a forma como vemos as coisas e como agimos.

E isto serve para dizer, quase em forma de alerta, que, nos próximos tempos, o blogue vai passar a ter muito mais textos sobre a minha dieta, sobre exercício, sobre receitas saudáveis. Não quer dizer que não continue a falar de outras coisas, mas, neste momento, o meu processo de reeducação alimentar é uma das coisas centrais na minha vida. E, por isso, tenho muita vontade de falar dele e de tudo o que está relacionado com saúde, alimentação saudável e exercício.

Há muitos anos que faço dietas. Já emagreci e engordei uma série de vezes. Já tive quase mais 30 kgs. do que tenho agora e ainda me faltam perder, no mínimo, mais 30. Mas eu mudei. Eu percebi que não quero continuar a emagrecer e voltar a engordar, que não quero ficar feliz quando emagreço para, uns meses depois, me sentir triste porque voltei a engordar e não gosto outra vez de me ver ao espelho. Percebi que não quero passar a vida a começar dietas, ter que fazer restrições enormes vezes e vezes sem fim. Sei que tenho que ter uma alimentação cuidada e equilibrada sempre e para sempre, mas também sei que quero poder, daqui a uns meses, ter que fazer apenas isso, ter uma alimentação saudável e equilibrada, e não passar o tempo a fazer dieta, a pesar-me para ver se emagreci e a ficar frustrada se engordar 100 grs. Quero, definitivamente ter uma relação saudável com o meu corpo, com a comida e com a balança. E sei que chegou a altura, chegou o momento certo, deu-se o clique, de que já tantas vezes tinha ouvido falar, mas nunca tinha sentido.

A quem me segue por outros assuntos, peço desculpa; eu vou continuar a falar de outras coisas, mas mais esporadicamente. A quem se interessa por alimentação, saúde e exercício, venham comigo. Estou aqui para ajudar no que for preciso, à medida que perco quilos e ganho saúde.

1 comentário: