Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dieta 1, 2, 3 - Dra. Iara Rodrigues - Fase Detox

(Disclaimer: a Dieta 1, 2, 3 NÃO é a dieta 3 passos, que foi, há uns meses, bastante falada no mundo dos blogues. Nem este é um post publicitário. Não ganho nada ao falar da dieta, não conheço pessoalmente a Dra. Iara -apenas falei uma vez com ela por facebook- e só conheço o método porque li o livro).

Na sequência do meu post sobre a LEV, algumas pessoas disseram-me que a dieta parecia interessante, assim como o ritmo da perda de peso, mas que era demasiado dispendiosa e por isso não a poderiam seguir. Por isso resolvi escrever este texto sobre a dieta que estou a fazer agora.

Tal como escrevi no post anterior, eu ainda tenho (bastante) peso a perder e, apesar de gostar e me identificar com o método LEV, neste momento não tenho capacidade financeira que me permita continuar a seguir o plano deles. Vai daí andei a pesquisar sobre várias dietas e acabei por me decidir por esta. E porquê esta? Porque me parece umadieta bem mais saudável e equilibrada do que muitas que andam por aí. Assumidamente, não gosto da dieta da Dra. Ágata Roquette - acho-a muito pouco saudável do ponto de vista nutricional.Acredito que se perca peso, mas não se adquirem hábitos de alimentação saudáveis. Quando uma dieta permite o consumo de proteínas sem limites, inclui queijo e natas em algum dos cozinhados, não me parece que premissa que está por trás seja a melhor. Fazer dieta é, antes de mais, reeducar os nossos hábitos alimentares. Aprendermos a comer, sabermos o que nos faz bem e tentar conjugar tudo isso com ter prazer e gostar de comer o que é bom para nós.

A dieta da Dra. Iara Rodrigues, da qual vou vos falar, é feita em 3 passos diferentes, daí chamar-se Dieta 1, 2, 3. O primeiro passo, mais restritivo (o único em que não estão contemplados os hidratos de carbono) corresponde a um período de desintoxição e onde se dá uma perda de peso mais rápida. Este passo pode durar, consoante os objectivos de perda de peso, 1 ou duas semanas. No livro a dra. Iara Rodrigues dá-nos 3 opções:

Opção A (para quem quer perder até 5 kgs.): Plano 1 (1 semana) + Plano 2 (2 semanas) + Plano 3 (1 semana), com duração total de 1 mês;

Opção B (para quem quer perder entre 5 kgs. e 10 kgs.): Plano 1 (2 semanas) + Plano 2 (3 semanas) + Plano 3 (2 semanas), com duração total de 1 mês e meio;

Opção C (para quem quer perder mais de 10 kgs.): Plano 1 (2 semanas) + Plano 2 (4 ou 5 semanas semanas) + Plano 3 (3 semanas), com duração total entre 2 meses e 2 meses e meio;

Cabe-nos a nós escolher qual a melhor opção dentro dos nossos objectivos. Eu escolhi a opção C, porque quero perder mais de 10 kgs., e preferência até ao Natal. Segundo ela e o livro, é possível, vamos lá ver como corre. Posso dizer-vos que, na primeira semana de detox, perdi 2,4 kgs. Estou a começar hoje a semana. Esperava perder um bocadinho mais, mas não vou desistir. Eu já tinha perdido peso na semana anterior, já tinha tido bastante cuidado e, por isso, o corpo não sentiu um choque tão grande com este plano de desintoxição. A Dra. Iara diz que se podem perderaté 4 kgs. na primeira semana.

Então, em que consistem estes diferentes planos?

Plano 1 - Desintoxição (emagrecimento rápido)

Em jejum: um copo de água morna com umas gotas de limão

Pequeno-almoço: 1 peça de fruta e 1 lacticínio. Ou seja, fruta com iogurte, batido de fruta, etc. Não há frutas proibidas, apenas não se podem juntar frutas diferentes, e deve adicionar-se 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas.

1 lanche a meio da manhã*

Almoço: Salada ou legumes* e proteína (peixe, todos, ou carne, excluindo porco e outras carnes gordas, mas com permissão para vaca, desde que magra)

2 lanches a meio da tarde

Jantar: 1 tigela desopa ou creme de legumes (sem batata, leguminosas, nem hidratos de carbono - arroz, massa, pão ou tostas) ou 1 prato de salada ou legumes variados

Ceia: Um chá ou infusão (se a nossaopção for o plano B ou C, a partir da segunda semana podemos acrescentar 1 peça defruta, 1 iogurte magro solido ou 1 gelatina light)

* Lanches: durante toda a dieta os lanches podem consistir em:
1 queijo fresco magro (tamanho pequeno)
2 triangulos de queijo magro
3 fatias finas defiambre de aves, sem as gorduras visíveis
1 gelatina light (eu uso as Royal 10 calorias)
1 porção de fruta
4 nozes (metades)
1/2 taça de tomate cereja
1 cenoura crua

*Salada ou legumes: variar o mais possível entre:
Alface, rúcula, espinafres, agrião, alho francês, salsa, coentros, nabiças, grelos, cebola, alho, cenoura, tomate, nabo, couves, aipo, beringela, brócolos, courgette, pepino, pimentos, cogumelos, rebentos de soja, etc.

Durante a primeira fase não convém beber café (eu não consigo não beber, mas bebo pouco), mas podem comer-se pastilhas elásticas sem açucar (até 3 pod ai), não convém beber refrigerantes (mas, se não resistirmos, podemos beber coca-cola light ou zero ou um sumo de fruta light).

Os alimentos podem comer-se crus, cozidos, ao vapor, salteados com pouco azeite, estufados (servir com pouco molho), assados com pouca gordura e grelhados.

Podem usar-se temperos para dar/intensificar o sabor dos alimentos, entre azeite q.b., vinagre balsâmico ou de vinho, sal (com moderação), mostarda velha, grãos de mostarda ou Dijon, ervas e especiairias e sumo de 1/2 limão, lima ou laranja.

Como podem ver é uma dieta que privilegia o consumo de legumes, fruta e vegetais, sem esquecer os lacticínios em quantodade moderada. Não vou mentir: temos alguma fome durante o dia, especialmente se, como eu, houver muitas horas entre o vosso almoço e jantar.

É, ainda, incentivada a prática de exercício físico - pelo menos 3 vezes por semana, no mínimo 30 minutos.

A divisão das refeições ao longo do dia é, apenas, indicativa; eu, por exemplo, como só tenho 3h entre o pequeno almoço e o almoço não faço o lanche do meio da manhã, mas tenho dois dias por semana em que faço três lanches durante a tarde - porque já janto depois das 22h.

Durante a semana ainda cá venho falar das outras fases. Já sabem que, se tiverem dúvidas, basta escreverem um comentário ou enviar email.

6 comentários:

  1. Boa tarde, quais os planos 2 e 3? Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, quais os planos 2 e 3? Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Olá , indique os passos seguintes por favor

    ResponderEliminar
  4. Gostava de conhecer os planos 2 e 3.
    Pode enviar para o meu mail?

    lohlihtah@gmail.com


    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Gostava de conhecer os planos 2 e 3.
    Pode enviar para o meu mail?

    ana.bluemoon@gmail.com


    Obrigada :)

    ResponderEliminar