Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

A minha dieta - Lev

Já tinha escrito que estava a seguir uma dieta rigorosa. E prometi que falava dela. Chegou a altura.

Ontem fez 30 dias que estou a seguir este plano. E, ao fim de 30 dias, a minha balança dita menos 9,7 kgs. Sim, quase menos 10 kgs. em 30 dias.

E então, que plano é este que estou a seguir?

É a LEV.

A LEV é uma dieta que consiste na troca da alimentação tradicional por substitutos alimentares, de alto valor proteico, praticamente isentos de hidratos de carbono e gorduras. Há outras dietas no mercado que se baseiam em substituições alimentares? Há! Mas em qual delas é que se pode comer mousse de chocolate ao lanche, cacau quente ao pequeno almoço e batatas fritas a meio da tarde?

É verdade: na LEV podemos comer todas estas coisas e emagrecemos. Ao início passa-se alguma fome, não vou dizer que não, porque, apesar de as coisas serem saborosas, vêm em doses pequenas. Mas isso é uma das grandes vantagens da dieta: com o passar do tempo, o nosso estômago vai-se habituando a comer menos, e, quando regressamos a uma alimentação tradicional, já não conseguimos comer nem a quantidade que comiámos nem as porcarias que nos faziam mal. Porque não só nos habituamos a comer menos, como nos habituamos a comer de forma mais saudável.

A dieta LEV é feita em quatro fases. Na primeira, apenas se comem mesmo alimentos LEV. 5 a 7 refeições por dia, sendo que o consumo de legumes (de uma lista de legumes permitidos) é obrigatório ao almoço e ao jantar. Na segunda, aquela em que estou agora, começa a introduzir-se aos poucos, carne e o peixe, magros, sem molhos e pele, numa refeição por dia, preferencialmente ao almoço. Nesta fase consomem-se 4 a 5 refeições LEV por dia, e continua a ser obrigatório comer legumes (à lista de legumes permitidos na primeira fase é acrescentado o tomate!).

Claro que a LEV tem um senão; não é propriamente uma dieta barata. É verdade que substituímos todas as nossas refeições e, por isso, a despesa em supermercado passa a ser menor. Mas, ainda assim, cada caixa com 5 refeições anda à volta de 16,5€. E é ainda necessário tomar suplementos, que nos garantam todas as vitaminas e minerais que podemos não consumir através da alimentação, o que encare um bocadinho mais a coisa. Atenção: eu disse suplementos, não disse comprimidos para emagrecer.

O que eu fiz, para tentar controlar alguns custos, foi consumir o mínimo de refeições LEV por dia. 5 na primeira fase e 4 agora na segunda. Ao jantar, por exemplo, comi sempre, ou sopa, feita com os legumes permitidos, ou um prato de legumes, apenas. Mas isso sou eu, que estudo à noite e só chego a casa às 22h30, pelo que tenho que fazer 3 lanches. Porque, para quem tiver horários normais, dá para jantar LEV e, mesmo assim, manter-se apenas nas 5 refeições LEV. Além disto, eu defini um tecto de quanto dinheiro queria/podia gastar, e, por isso, restringi a duração das fases. Vou fazer 20 dias de cada fase. Claro que, quando terminar, continuo a precisar de perder algum peso. Mas o que eu precisava era mesmo um boost, um arranque, uma coisa que me voltasse a pôr nos carris. Porque eu há 3 anos tinha perdido 20 quilos, e tinha-os recuperado. E, digo-vos, é uma frustração muito grande pensar que temos de fazer tudo de novo. Custa arrancar. Custa voltar a começar. Custa acreditar que vamos conseguir. E, nisso, a LEV ajudou-me.

Sei que há muitas pessoas que vão ler isto e vão pensar que, com este tipo de dieta, quando eu parar, vou engordar tudo. Mas eu não penso assim. Tal como vos disse, com dieta tradicional, emagreci e voltei a engordar. Por isso, o que eu acho é que, com qualquer dieta, se não tivermos cuidado a seguir, voltamos a engordar. A a LEV educa-nos; puxa-nos pela imaginação na confeção dos legumes, obriga-nos a aprender a comer quantidades menores, limpa o nosso organismo de todas as porcarias que fomos acumulando ao longo dos anos. Ensina-nos a ser mais saudáveis, a interessarmo-nos por uma alimentação mais racional e equilibrada, a pensar em receitas para podermos fazer depois, que sejam, ao mesmo trmpo, saudáveis e com baixas calorias.

Por isso, não estou nada arrependida de ter dado este passo e ter investido em mim, antes pelo contrário. À LEV só tenho que agradecer. Porque está a fazer de facto a diferença na minha vida.

E, claro, não posso deixar de agradecer ao V., por todo o apoio, durante a dieta, mas, sobretudo por todo o apoio que me deu antes. Eu sempre tive alguns problemas de auto-estima (um dia falo sobre isso) e isso fazia com que eu me boicotasse constantemente, como se achasse que não merecia emagrecer e sentir-me bem comigo. E o V. ajudou-me nisso, dizendo-me e mostrando-me que uma mulher mais gordinha também é bonita. E isso, eu sei hoje, foi o meu click. Foi o que me fez mudar a perspectiva e ter força para começar tudo de novo, para querer ser o melhor que posso ser, para me permitir dar-me o que sempre quis: ser mais magra, mais elegante, e mais feliz.

Este post NÃO é um post publicitário. 

12 comentários:

  1. Para te dar mais um boost, o meu marido fez a LEV quase há um ano, perdeu 15 kg e mantém o peso sem praticamente esforço nenhum.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Fico contente por conseguires resultados tão positivos em pouco tempo e ainda mais contente por teres alguém contigo que te encoraje a seguir em frente, pois, bem sei que nem sempre é fácil.

    Continua a partilhar aqui algumas receitas saudáveis e saborosas para aguçar o apetite e estimular um estilo de vida mais saudével :)

    ResponderEliminar
  3. =) Boa! Não conhecia essa dieta mas parece-me interessante!

    ResponderEliminar
  4. Não conheço essa dieta mas se perdeste 10 kilos fico muito feliz em um mês é fantástico:)
    Eu já perdi 42 kilos ainda me faltam 7 kilos:)

    vê o meu blog de culinaria saudavel e fala da minha história espero que gostes:) beijinhos e tudo de bom tás num bom caminho****

    ResponderEliminar
  5. Olá! Estou a começar hoje a dieta Pronokal, que é muito semelhante à LEV, mas tem a diferença de ser acompanhada por um médico. Médico-médico, não médico-nutricionista. Ou seja, há análises envolvidas, controlo rigoroso com o médico, blá blá. Fiz no ano passado e em três semanas perdi 7,5 kg. Depois, meteu-se-me o aniversário pelo meio, viagens que já tinha marcado...e descarrilei. :( Agora, vou retomar e vamos ver como corre. :)

    Espero que tenhas mantido e te esteja tudo a correr bem. :)

    ResponderEliminar
  6. olá Teresa. gostei de saber :) no primeiro mês a dieta fica muito cara? estou tentada a experimentar mas tenho receio de ser muito cara para mim neste momento. tudo a correr bem. abraço*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claúdia,

      Quer enviar-me um e-amil e explico-lhe isso udo melhor? vidadeumagaija@gmail.com

      Um beijinho

      Eliminar
  7. Boa tarde,
    Comecei a fazer a dieta LEV mas infelitmente n me adaptei bem a ela. Na verdade só consegui fazer durante 2 dias. No entanto comprei imensa alimentação e suplementos que estou a vender a metade do preço. Se alguem estiver interessado podem entrar em contacto comigo. Tenho:
    -1 embalagem de sumo de manga (4 garrafas). Antes 14€ agora 7;
    -1 caixa de cookies de chocolate com 6 pacotes. Antes 14 € agora 7;
    - 1 embalagem de waffers de chocolate. Antes 16,50 € agora 8€;
    - 1 embalagem de salada de atum (2x). Antes 17€ agora 7€.
    - 1 embalagem de smothie de morango e ananás. Antes 16,50€ agora 8.
    - 1 embalagem de chocolate clássico. Antes 19,80€ e agora 9 €;
    - 1 embalagem de bata frita barbecue (3x). Antes 15,50 € agora 5€.
    - 1 embalagem de snack pizza. Antes 16,50€ agora 8€;
    - 1 mini embalagem de cocktais de salsicha bacon (3x). Antes 18,50€ agora 6€.
    - 1 embalagem de iogurte de frutos silvestres (3x). Antes 16,50€ agora 6 €.
    -1 embalagem de Omelete. Antes 16,50€ agora 8€;
    - 1 embalagem de frango com cogumelos. Antes 17,50€, agora 8€;
    -1 embalagem de frango com mostarda. Antes 17,50€ agora 8€;
    - 1 embalagem de Hipertonico (16x). Antes 23€ agora 10€;
    - 1 embalagem de CLA (58x). Antes 25€ agora 10€;
    - 1 embalagem de Magnésio (57x). Antes 22€ agora 9€.
    - 1 embalagem de Omega 3 vegetal (56x). Antes 23€ agora 9€.
    -1 embalagem de multivitaminico (28x). Antes 22€ agora 9€.

    Quem estiver interessado que me envie um email para o acuryvaz607@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. JÁ VENDI TODOS OS PRODUTOS. SÓ TENHO AS CAPSULAS CLA.
    Acury Vaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, estou a pensar iniciar uma dieta lev d gostava saber porque é que não te adaptaste, teve a ver com quê? Receio que me aconteça algo do gênero. obrigada

      Eliminar
  9. Boa noite!
    Passem pelo meu blog :)
    http://lev-comoumapena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá !!
    Tenho bastantes produtos lev para venda , tive de deixar logo nos primeiros 5 dias ...
    Caso estejam interessadas , contactem-me anaccdalmeida@hotmail.com
    Obrigada :)

    ResponderEliminar