Páginas

domingo, 10 de março de 2013

Dieta - Auxiliares #1

Estou, desde há três semanas, a seguir uma dieta bastante rigorosa, da qual irei falar nos próximos dias. Mas, hoje, estava a cozinhar uma coisa que tem sido um grande aliado nesta dieta, e resolvi tirar fotos, para colocar aqui. De que é que eu estou a falar?

Cogumelos. Cogumelos brancos frescos. São dos alimentos menos calóricos que existem e têm a vantagem de ser muito saborosos, versáteis, fáceis e rápidos de cozinhar.

Costumo fazer os meus sempre da mesma maneira. Compro cogumelos inteiros, lamino-os em fatias não muito finas, deito uma colher de azeite numa frigideira, pico alho e junto os cogumelos. Depois, tempero com um bocadinho de sal, pimenta e, por vezes, alho em pó. E ali ficam eles, a saltear. Costumam deitar bastante água, é normal, mas, no fim, ficam sequinhos e com óptimo aspecto.

Deixo aqui duas fotografias, uma dos cogumelos a serem cozinhados, outra com eles já prontos, preparados para irem para o frigorífico.

Acrescento ainda que eu uso cogumelos em tudo: nas saladas, nos salteados, como acompanhamento.



Informação nutricional (por 100 gramas):
Calorias: 22
Gordura: 0,34
Hidratos de carbono: 3,28
Proteínas: 3,09

Nota: nos meus cogumelos salteados, há que juntar uma colher de azeite, que tem aproximadamente 90 calorias; mas uso uma colher para cada duas embalagens de cogumelos frescos, mais ou menos umas 600 grs. de cogumelos. 

1 comentário:

  1. também adoro cogumelos e faço imensas receitas com eles. Um bo aliado em caso de dieta. Sem dúvida.

    bjs

    ResponderEliminar