Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Quiches mais saudáveis

Ontem experimentei pela primeira vez fazer umas quiches "saudáveis" para o almoço. Gosto muito de quiches mas todos sabemos que, por mais que as comamos apenas com salada, são bombas calóricas. Claro que comidas apenas de quando em vez não tem mal, mas se mesmo assim conseguirmos torná-las mais saudáveis, melhor. Sobretudo quando estamos de dieta. Foi neste blogue, desta fantástica cozinheira, que me inspirei. E aqui fica a receita com o respectivo valor nutricional.

Massa
1 dl de água (0 calorias)
1 casca de limão (0 calorias)
sal (0 calorias)
50 g de margarina (300 calorias)
300 g de farinha (1000 calorias)

Recheio
50 grs. de fiambre de perú (65 calorias)
6 espargos verdes previamente cozidos (30 calorias)
1 lata de cogumelos laminados (30 calorias)
200 ml. de leite (90 calorias)
3 ovos (195 calorias)

1 colher de sopa de azeite (90 calorias)

Indicações
Ferver a água com sal e uma casca de limão, juntar a margarina e deixar derreter. Verter sobre a farinha que deve estar numa taça e misturar com uma colher de pau. Deixar repousar enquanto se prepara o recheio.
Colocar um dente de alho numa frigideira com uma colher de azeite. Saltear os cogumelos. Juntar o fiambre e os espargos cozidos e cortados em pedaços pequenos. Temperar com sal e pimenta.
Misturar o leite com os ovos e temperar com sal e pimenta.
Esticar a massa, preencher formas pequenas, colocar o recheio e cobrir com a mistura de ovos e leite. Levar ao forno por 20/25 minutos. Comer.


Fiz 10 quiches, o que significa que cada uma tem à volta de
137 calorias. Mas sobrou massa (por isso podia ter feito mais se tivesse posto menos recheio e não estivesse com pressa). E é por isso que ao total das calorias da massa que está ali acima retirei um terço. Claro que mesmo assim é bastante mas nem quero imaginar as originais. E estas ficam bastante saborosas.

5 comentários: