Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

CENSOS

Estive agora mesmo preencher o questionário electronicamente. E não é que, mesmo depois de dizermos que estamos desempregados, nos "obrigam" a preencher informações sobre aspectos relacionados com o trabalho (tal como local de trabalho, empresa onde trabalhamos, número de pessoas que trabalham connosco)? Mas isto faz algum sentido? E como é electronicamente não podemos deixar as perguntas em branco. O que é que eu fiz? Escrevi, nos campos onde era possível, "estou desempregada tal como referi atrás por isso não faz sentido que me façam perguntas sobre trabalho". Ainda voltei atrás para verificar se tinha respondido mal a alguma pergunta mas verifiquei que não. Aconteceu isto a mais alguém? Pergunto como é suposto com este tipo de procedimentos obter um retrato da nossa situação.

8 comentários:

  1. aconteceu-me exactamente o mesmo, e achei absolutamente ridículo -.-

    ResponderEliminar
  2. a mim aconteceu-me o mesmo! não faz sentido nenhum! não sei qual o interesse em saber qual a actividade da empresa, ou nº de trabalhadores da empresa onde já não trabalhamos.
    Será que quando publicarem os resultados dos censos virá alguma coisa do género: x % da população antes de ficar desempregada trabalhou em empresas com mais de 100 trabalhadores?

    ResponderEliminar
  3. E a mim também! Depois queixam-se que as pessoas aldrabam nos questionários.

    ResponderEliminar
  4. S*,

    Fui verificar aos sensos em papel e é mesmo assim. Supostamente estando desempregados deviamos saltar as perguntas relacionadas com o emprego mas não é isso que acontece. E não percebo porquê.

    ResponderEliminar
  5. Myself,

    Mas as perguntas não estão no passado. Por isso é que acho que não faz sentido. Percebes?

    ResponderEliminar
  6. selo para ti no meu blogue. ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá :)
    Não posso ter a certeza do objectivo do INE, mas ocmo recenseadora, vou explicar. Essas perguntar saltariam automaticamente para pessoas que respondessem que NUNCA trabalharam e que estão desempregadas neste momento. Se responderam que, anteriormente já tinham trabalhado, então as perguntas que referem-se a esse trabalho que já tinham efectuado.
    Como referi no início, não consigo explicar o objectivo do INE. Como recenseadora, apenas nos indicaram estes dados para o preenchimento.

    Por isso, não é nenhum erro, aconteceu a todas as pessoas, desde que emncionassem que já trabalharam e que aceitariam se lhes oferecessem emprego.

    Na minha opinião há várias incoerências nos inquéritos e perguntas que mais valiam ter ficado na gaveta.

    ResponderEliminar