Páginas

sábado, 20 de março de 2010

Comparações e julgamentos

Uma das máximas que tenho aprendido na vida é que devemos viver a nossa vida sem fazer comparações com os outros. Porque das comparações surgem muitas vezes julgamentos. E isso não nos leva a lado nenhum.
Assisto muitas vezes a pessoas a julgarem os outros pela sua forma de viver, pensar e sentir. Mas, lá por termos uma forma de estar na vida que achamos correcta isso não significa que outra pessoa, que tenha uma forma de estar diametralmente oposta, seja pior do que nós. Somos todos diferentes.
E porquê é que será que quando a postura dos outros é diferente da nossa isso nos incomoda tanto? Será por insegurança? Não seria muito mais simples simplesmente vivermos a nossa vida e deixarmos os outros viverem a deles?

7 comentários:

  1. Mas temos sempre de nos comparar para nos podermos reconhecer e compreender :) Sem os outros não seriamos nada. E olhar para eles é fazer uma comparação, mesmo que inconsciente!
    Tu é que podes escolher tornar essa comparação positiva ou não :)

    Beijinhos*

    Di

    ResponderEliminar
  2. o pior não é os outros serem diferentes ou nós sermos diferentes. o "pior" é quando as pessoas acham e insistem à força toda que elas é que têm razão e q os outros são uns infelizes pq não vivem a vida como elas...

    ResponderEliminar
  3. Miss G, quando me refiro a depressões na moda, não me refiro às pessoas que realmente as tem pois têm problemas reais!! Refiro-me sim aquelas que porque não suportam pequenas mudanças ou então porque querem isto ou aquilo e não podem ter! Imensos exemplos que conheço!

    ResponderEliminar
  4. Saltinhos,

    Eu percebi a tua ideia. Até porque tu apenas falaste em "esgotamentos". Mas houve comentadores que extrapolaram e falaram em depressões. E aqui a psicóloga ficou logo em alerta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente...
    por sermos humanos... passamos o tempo a julgar tudo e todos pelos nossos proprios prismas... sejam estes certos ou completamente errados....

    ResponderEliminar
  6. Concordo tanto com este comentário.
    Até nos podemos comparar, tirar conclusões e aplicar mudanças na NOSSA vida. No entanto quando toca à critica (negativa) a aspectos da vida dos outros que na realidade não afectam grandemente a nossa vivência... ?!!!... qual é o objectivo? Vejo nisso apenas um gasto de energia desnecessário. Cada um é responsável pela vida que leva e vive-a como acha que deve viver.

    ResponderEliminar
  7. Pois é...isto infelizmente é sinal de preconceito...

    Quando puderes passa no meu blog,tenho uma mensagem sobre o preconceito.

    ResponderEliminar