Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval?

Não sei se os portugueses estarão conscientes de que no Brasil, por esta altura, é Verão e as temperaturas andam à volta dos quarenta graus. E que é por isso que os desfiles de carnaval, por essas bandas, têm bailarinas com pouca roupa. É que chega a ser ridículo ver os desfiles de Carnaval em Portugal. Além de as bailarinas não terem o corpo das brasileiras. Para lá de as tradições de cada país deverem ser mantidas. Mais do que tudo isso o frio que se faz sentir nesta época faz com que tudo seja ainda mais fora de contexto.
Estamos em Portugal, país bastante diferente do Brasil, e com tradições próprias. As grande maioria das mulheres portuguesas, sobretudo as que se aceitam despir neste tempo, não têm os corpos das brasileiras. O nosso país, situando-se no hemisfério norte, encontra-se nesta altura, numa estação que se chama Inverno e na qual normalmente chove e faz frio. Será que é assim tão difícil perceber?
É que com todas estas coisas até se torna fácil perceber a Marta Leite Castro dizer que preferia ter nascido brasileira. Se, nestes três dias, o país inteiro se esquece da sua identidade, história e tradições, como é que nos podemos admirar? É que ao que se saiba eles não nos tentam imitar.

6 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo!

    Chega a ser ridiculo em pleno inverno, aquelas tolas todas descascadas a dançar nos desfiles como se estivessemos no Brasil com um calor de morrer!

    Enfim, sempre achei isso a maior parvoice!!!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Isso é lá para os lados da Madeira.

    Em trás-os-montes por exemplo, há entrudo àantiga portuguesa, com caretos, chocalhos e carros dos bois virados do avesso!

    E realmente, as moças que por aí andam despidas, valha-lhes Deus, mais valia que se cobrissem.

    ResponderEliminar
  3. Moro próxima ao Rio de Janeiro. Aqui são dez horas da manhã e a temperatura é de aproximadamente 33 graus, logo vai estar a 40. É Carnaval e amaioria das pessoas está usando biquini ou roupas muito leves. Faz parte de nossa cultura ser assim. E temos uma gratidão à Portugal pois o nosso Carnaval de rua foi trazido pelos colonizadores.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. A Flor,

    Um pouco por todo o país vêem-se este tipo de desfiles.

    Cíntia,

    Com esse calor faz sentido os desfiles com pouca roupa. O que não faz sentido é que nós que nesta altura temos um clima frio vos imitemos. Percebes?

    ResponderEliminar
  5. A Marta Leite Castro foi entrevistada - imagine-se - pela SIC, quando ela é uma colaboradora da RTP. Consta que Ivani Flora, correspondente da SIC no Brasil, levou um raspanete cá de Portugal! Absurdo! Se a SIC não enviou ninguém para a reportagem - já lá vai o tempo em que o Herman lá ia fazer uma perninha - que tal tem aparecer a Marta?

    Mas, já agora, se ela prefere ser brasileira, então que fique por lá, não nos faltam jovens com talento que queiram aparecer na TV.

    ResponderEliminar