Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Assim se fala em bom português

Verbo haver (ê)
v. tr. (Significa verbo transitivo, pedindo por isso, um complemento)
Significados:

1. Ter, possuir, estar na posse de.
2. Conseguir.
3. Considerar, julgar.
4. Existir. (v. impess.)
5. Acontecer, suceder. (v. impess.)
6. Ser decorrido, passar-se. (v. impess.)
v. pron.
7. Portar-se, proceder.
v. auxil. (significa que pode ser utilizado como verbo auxiliar nas seguintes situações)
8. Usa-se seguido do particípio passado, para formar tempos compostos (ex.: haviam estudado, havia comido, haverão pensado, haveríamos dormido, houvessem esperado). = ter
s. m.
9. Crédito (nos livros comerciais), fortuna, bens. (Usado também no plural)

Fonte: dicionário priberam da língua portuguesa

E porque é que eu resolvi escrever isto aqui? Porque o verbo haver com sentido de existir, acontecer, passar-se é um verbo impessoal, ou seja não é conjugado plural. E eu vejo isso escrito tantas e tantas e tantas vezes por aí. No meu gusta. Não. Não. Não.

3 comentários:

  1. Diz que houveram pessoas... :P

    Sim, também me faz confusão.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente apoiada!

    Mas desde que ouvi uma senhora licenciada perguntar "onde vandes?" e de ter um professora de português que perguntava se já tínhamos "ouvisto" a expressão, desisti...

    ResponderEliminar
  3. Aiiiiiiiiii! Isso dá-me arrepios de irritação. Tantos, tantos! E outros crimes lesa-língua que agora assim de repente não me lembro (ou não me alembra... :)).

    ResponderEliminar