Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Que título dar a isto?

Após andar a ver algumas fotografias no hi5 surge-me uma dúvida pertinente.
O que é que leva as pessoas, sobretudo algumas mulheres, a fazerem comentários elogiosos do estilo "Estás muito bem", "Estás tão linda", "Estás mesmo bonita nessa fotografia" a alguém que é literalmente, pele e osso, onde tudo o que sobressai em cada foto são os ossos dos joelhos enormes para a grossura mínima das pernas, os ombros larguíssimos para a estrutura à biafra do resto do corpo, a cabeça desproporcional a fazer lembrar um chupa-chupa?
Será mesmo burrice? Estupidez? Ironia? Não se preocupar minimanente com aquele pessoa que se vê degradar de fotografia para fotografia quando elas são de anos diferentes? O facto de as mulheres serem mesmo cabras umas para as outras?
É que confesso, faz-me alguma espécie, estes comentários virem de amigas, quando, há uns dias, uma miúdo de 16 anos me perguntou, sobre a dita pessoa se ela era anoréctica e, no mesmo dia, o pai dessa pessoa o assumiu, numa conversa comigo.
E sim é.
De forma tão clara que me parece quase impossível não o perceber.
E a anorexia não é um capricho de alguém que quer emagrecer. Não é uma doença de moda nem da moda. É uma perturbação mental grave que pode ter consequências muito sérias.

4 comentários:

  1. POis... ou é ignorância ou chama-se ESTUPIDEZ!

    Tenho uma filha assim... e já "anda" assim há alguns anitos, e apenas tem 15 anitos...

    São situações complicadas... por mais que se faça nada parece ajudar... faz-se o melhor e isso tenho a certeza que faço!

    Beijocas aromáticas,
    Paula

    ResponderEliminar
  2. eu acho que é uma questão de simpatia mais nadaingla

    ResponderEliminar
  3. Um misto de ingenuidade e maldade. O bicho Homem esconde muitas facetas.

    ResponderEliminar
  4. E elas não percebem que não há homem que goste daquilo...

    ResponderEliminar